SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARMENTE PARA A
DIVERSIDADE
Tenho um aluno no turno matutino com Síndrome de Down ( Léo) 9º ano, cujo aluno está em processo de alfabetização. E no vespertino, tenho a aluna (E.C.M) que tem Déficit Intelectual e está também se alfabetizando. Tracei e executei esse Planejamento com a participação de ambos, bem como dos colegas de suas respectivas classes.
1º Passo: A Professora de Arte, Fátima Rocha, pediu-me que confeccionássemos uma Bandeira Nacional para contextualizar os assuntos sobre a “Copa”em sala de aula, com dobraduras; apresentei a minha idéia e foi aceita.
2º Passo: Elaborei o seguinte planejamento e executei-o com os alunos e alguns professores.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR
# OBJETIVOS:
· Utilizar estratégias de recortes em papéis coloridos com as cores da Bandeira do Brasil, dividindo-os em quatro tamanhos diferentes para a abordagem de sequência numérica e medidas de comprimento;
· Selecionar esses recortes por cores em seus respectivos tamanhos e acondicioná-los em quatro caixas observando a percepção dos alunos;
· Reconhecer as formas geométricas contidas na Bandeira Nacional: Retângulo, losango, triângulo, círculo (esfera) e linhas paralelas curvas e abertas;
· Identificar as letras que iniciam cada forma geométrica (nome);
· Explorar o significado de cada cor da Bandeira, a degradação ambiental e suas conseqüências ao planeta Terra.
# CONTEÚDOS
· Dobraduras, recorte, colagem e cores (Arte)
· Formas geométricas, sequência numérica e medidas de comprimento- cm, maior, menor...(Matemática)
· Revisão da letra L / l de Léo / losango; R / r de Rui / retângulo – Introdução das letras Q / q de quadrado e C / c de círculo ( L. Portuguesa )
· Significado das cores que compõem a nossa bandeira (Geografia)
· Queimadas, poluição, desmatamento e as sérias conseqüências dessa degradação ambiental pelas ações do próprio homem (Ciências).
· Exploração do ouro pelos portugueses ( História)
# ANOS
6º e 9º ( em processo de alfabetização)
# TEMPO ESTIMADO
4 dias ( 20 aulas)
# MATERIAIS NECESSÁRIOS
· Uma placa de madeirite de aproximadamente 2 m X 1,30;
· TNT de cor neutra para forração;
· Aproximadamente 40 folhas de papel Carmem;
· 6 tubos peq. de cola branca e para isopor;
· Tesouras e papel sulfit branco.
# DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa:
_Organizar um círculo com a classe e como motivação, conversar um pouquinho sobre as expectativas do Brasil na Copa – 2010. Em seguida,
Perguntá-los:
_ Que tal confeccionarmos uma linda Bandeira para a comemoração da vitória do BRASIL? Aguardar respostas e fazer um levantamento prévio do que é a Bandeira para eles, o que eles sentem quando vê a nossa Bandeira sendo conduzida a campo antes de cada jogo da seleção...etc...Provocá-los a fazerem perguntas também.
_ Combinar de trazerem os papéis no próximo dia de aula.
2ª Etapa:
_ Dividir a turma em grupos, em que cada grupo possa participar da
confecção da Bandeira de acordo com as possibilidades de organização;
_ Propor o recorte dos quadrados para a faixa branca de 6 cm x 6 cm ;
_ recortar os quadrados azuis na medida de 8cm x 8cm, os amarelos em
10cm x 10cm e os verdes de 12cm x 12cm. Pedir que os alunos identifiquem
que sequência numérica foi utilizada (crescente ou decrescente?); conduzi-
los à conclusão de que essa ordem crescente ocorreu na proporção de 2 em 2
cm.
3ª Etapa:
_ Dobrar cada quadrado em triângulo (três vezes cada um) e recortar em
formato de flor. Levá-los a observar que o quadrado na diagonal forma o
losango e que ele dobrado ao meio se transforma num triângulo. Explorar
bem essas formas geométricas, ângulos, etc.(trabalho coletivo);
_ Associar os nomes das figuras geométricas às letras que as iniciam
(trabalho com os alunos especiais);
_ Montar a flor e colar o centro de cada flor (coletivo);
4ª Etapa ( Produto Final)
_ Colar as flores na placa, cada grupo montará uma parte;
_ Após o trabalho concluído, apreciar a beleza da arte e explorar o
significado das cores, o que poderíamos mudar na elaboração de uma nova
‘Bandeira’ tomando por base a degradação ambiental que o homem vem
provocando no Planeta Terra, desde a época dos colonizadores do Brasil até
a atualidade, etc.; (Participação da classe toda)
As possíveis idéias serão registradas e no segundo semestre daremos
sequência colocando em prática essas idéias, como por exemplo a confecção
de uma nova ‘Bandeira’ com as ‘seqüelas’ da degradação ambiental;
trabalhar a letra do Hino da nossa Bandeira bem como o Hino Nacional de
forma interdisciplinar também.
Obs.: 1- Esse próximo planejamento,deveria ser executado na sequência deste, no entanto, devido às férias que já estão chegando, será executado a partir de agosto
# AVALIAÇÃO
Observar a participação de todos os alunos, mas principalmente dos alunos especiais, na construção de cada peça, de cada atividade, de cada pergunta, de cada colocação dos colegas, da professora e analisar o senso de percepção, associação, coordenação, raciocínio lógico, desenvolvimento da oralidade e preencher um relatório com todas as observações possíveis. Anexar o referido relatório na pasta do aluno e ficar com uma cópia no caderno de planejamento como instrumento avaliativo e subsídio para divulgar num sábado coletivo e/ou no Conselho de classe para que todos os professores tomem conhecimento do avanço e das dificuldades desses alunos.
Obs.: 2- Com esse trabalho percebi o quanto os alunos se envolveram. Tivemos a participação das professoras de Arte, a Profª Fátima que teve a idéia da confecção da Bandeira e a Profª Ineuza, cuja pessoa até sugeriu que divulgasse este, na Revista Nova Escola; da professora Alcione (Geografia) e a visita de vários outros, inclusive do professor de Matemática que percebendo a necessidade da finalização do trabalho num período estipulado e ainda faltava muito para concluir, liberou mais alunos da última aula dele, que era apenas revisão de avaliação, ainda compareceu e elogiou o trabalho.
Por: Elisete Aparecida Clemente Feliciano
Formação: Graduada em Pedagogia
Especialização: Psicopedagogia clínica e Institucional
Local de Atuação: Colégio Estadual Costa e Silva.
Função:Professora de Apoio de 6º (Déficit Intelectual) e 9º ano(Síndrome de Down)
FOI UM TRABALHO MUITO INSTIGANTE E GRATIFICANTE! o PRODUTO FINAL? FICOU LINDO E A APRENDIZAGEM FOI SATISFATÓRIA.
ResponderExcluirO que devo dizer, só te parabenizar pela grandeza de seu trabalho, inteligente e eficaz, demonstrando com isso sua capacidade e desempenho em tudo aquilo que desejas, que é ajudar as pessoas que nescessitam de seu apoio, meus parabéns a vc e sua eficiente equipe.....
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluir