quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A DIVERSIDADE




SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARMENTE PARA A                
                                                           DIVERSIDADE

Tenho um aluno no turno matutino com Síndrome de Down ( Léo) 9º ano, cujo aluno está em processo de alfabetização. E no vespertino, tenho a aluna (E.C.M) que tem Déficit Intelectual e está também se alfabetizando. Tracei e executei esse Planejamento com a participação de ambos, bem como dos colegas de suas respectivas classes.

1º Passo: A Professora de Arte, Fátima Rocha, pediu-me que confeccionássemos uma Bandeira Nacional para contextualizar os assuntos sobre a “Copa”em sala de aula, com dobraduras; apresentei a minha idéia e foi aceita.

2º Passo: Elaborei o seguinte planejamento e executei-o com os alunos e alguns professores.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR

# OBJETIVOS:

·        Utilizar estratégias de recortes em papéis coloridos com as cores da Bandeira do Brasil, dividindo-os em quatro tamanhos diferentes para a abordagem de sequência numérica e medidas de comprimento;
·        Selecionar esses recortes por cores em seus respectivos tamanhos e acondicioná-los em quatro caixas observando a percepção dos alunos;
·        Reconhecer as formas geométricas contidas na Bandeira Nacional: Retângulo, losango, triângulo, círculo (esfera) e linhas paralelas curvas e abertas;
·        Identificar as letras que iniciam cada forma geométrica (nome);
·        Explorar o significado de cada cor da Bandeira, a degradação ambiental e suas conseqüências ao planeta Terra.

# CONTEÚDOS

·        Dobraduras, recorte, colagem e cores (Arte)
·        Formas geométricas, sequência numérica e medidas de comprimento- cm, maior, menor...(Matemática)
·        Revisão da letra L / l de Léo / losango; R / r de Rui / retângulo – Introdução das letras Q / q  de quadrado e C / c de círculo ( L. Portuguesa )
·        Significado das cores que compõem a nossa bandeira (Geografia)
·        Queimadas, poluição, desmatamento e as sérias conseqüências dessa degradação ambiental pelas ações do próprio homem (Ciências).
·        Exploração do ouro pelos portugueses ( História)

# ANOS

6º e 9º ( em processo de alfabetização)

# TEMPO ESTIMADO

4 dias ( 20 aulas)

# MATERIAIS  NECESSÁRIOS

·        Uma placa de madeirite de aproximadamente 2 m X 1,30;
·        TNT de cor neutra para forração;
·        Aproximadamente 40 folhas de papel Carmem;
·        6 tubos peq. de cola  branca e para isopor;
·        Tesouras e papel sulfit branco.

#  DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa:
_Organizar um círculo com a classe e como motivação, conversar um pouquinho sobre as expectativas do Brasil na Copa – 2010. Em seguida,
Perguntá-los:
_ Que tal confeccionarmos uma linda Bandeira para a comemoração da vitória do BRASIL? Aguardar respostas e fazer um levantamento prévio do que é a Bandeira para eles, o que eles sentem quando vê a nossa Bandeira sendo conduzida a campo antes de cada jogo da seleção...etc...Provocá-los a fazerem perguntas também.
_ Combinar de trazerem os papéis no próximo dia de aula.
 
            2ª Etapa:
            _ Dividir a turma em grupos, em que cada grupo possa participar da    
            confecção da Bandeira de acordo com as possibilidades de organização;
            _ Propor o recorte dos quadrados para a faixa branca de 6 cm x 6 cm;
            _ recortar os quadrados azuis na medida de 8cm x 8cm, os amarelos em      
            10cm x 10cm e os verdes de 12cm x 12cm. Pedir que os alunos identifiquem
            que sequência numérica foi utilizada (crescente ou decrescente?); conduzi-
            los à conclusão de que essa ordem crescente ocorreu  na proporção de 2 em 2
            cm.

            3ª Etapa:
            _ Dobrar cada quadrado em triângulo (três vezes cada um) e recortar em  
            formato de flor. Levá-los a observar que o quadrado na diagonal forma o
            losango e que ele dobrado ao meio se transforma num triângulo. Explorar
            bem essas formas geométricas, ângulos, etc.(trabalho coletivo);
            _ Associar os nomes das figuras geométricas às letras que as iniciam
            (trabalho com os alunos especiais);
            _ Montar a flor e colar o centro de cada flor (coletivo);
           

            4ª Etapa ( Produto Final)
            _ Colar as flores na placa, cada grupo montará uma parte;
            _ Após o trabalho concluído, apreciar a beleza da arte e explorar o
            significado das cores, o que poderíamos mudar na elaboração de uma nova
           ‘Bandeira’ tomando por base a degradação ambiental que o homem vem
            provocando no Planeta Terra, desde a época dos colonizadores do Brasil até
            a atualidade, etc.; (Participação da classe toda)
            As possíveis idéias serão registradas e no segundo semestre daremos
            sequência colocando em prática essas idéias, como por exemplo a confecção
           de uma nova ‘Bandeira’ com as ‘seqüelas’ da degradação ambiental;
           trabalhar a letra do Hino da nossa Bandeira bem como o Hino Nacional de  
           forma interdisciplinar também.
Obs.: 1- Esse próximo planejamento,deveria ser executado na sequência deste, no entanto, devido às férias que já estão chegando, será executado a partir de agosto

# AVALIAÇÃO

Observar a participação de todos os alunos, mas principalmente dos alunos especiais, na construção de cada peça, de cada atividade, de cada pergunta, de cada colocação dos colegas, da professora e analisar o senso de percepção, associação, coordenação, raciocínio lógico, desenvolvimento da oralidade e preencher um relatório com todas as observações possíveis. Anexar o referido relatório na pasta do aluno e ficar com uma cópia no caderno de planejamento como instrumento avaliativo e subsídio para  divulgar num sábado coletivo e/ou no Conselho de classe para que todos os professores tomem conhecimento do avanço e das dificuldades desses alunos.

Obs.: 2- Com esse trabalho percebi o quanto os alunos se envolveram. Tivemos a participação das professoras de Arte, a Profª Fátima que teve a idéia da confecção da Bandeira e a Profª Ineuza, cuja pessoa até sugeriu que divulgasse este, na Revista Nova Escola; da professora Alcione  (Geografia) e a visita de vários outros, inclusive do professor de Matemática que percebendo a necessidade da finalização do trabalho num período estipulado e ainda faltava muito para concluir, liberou mais alunos da última aula dele, que era apenas revisão de avaliação, ainda compareceu e elogiou o trabalho.
           

Por: Elisete Aparecida Clemente Feliciano
Formação: Graduada em Pedagogia
Especialização: Psicopedagogia clínica e Institucional
Local de Atuação: Colégio Estadual Costa e Silva.
Função:Professora de Apoio de 6º (Déficit Intelectual) e 9º ano(Síndrome de Down)
  
          


3 comentários:

  1. FOI UM TRABALHO MUITO INSTIGANTE E GRATIFICANTE! o PRODUTO FINAL? FICOU LINDO E A APRENDIZAGEM FOI SATISFATÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. O que devo dizer, só te parabenizar pela grandeza de seu trabalho, inteligente e eficaz, demonstrando com isso sua capacidade e desempenho em tudo aquilo que desejas, que é ajudar as pessoas que nescessitam de seu apoio, meus parabéns a vc e sua eficiente equipe.....

    ResponderExcluir